Senge  nota p%c3%9ablica %282%29

Projeto “Quintas Agroecológicas” recebe agricultores agroecológicos no próximo dia 28/09

Os/as agricultores/as levarão para a live, a partir das 19h, no YouTube do Senge RJ, as suas experiências ao longo de anos de plantio sustentável.

A última live do mês de setembro do projeto Quintas Agroecológicas, na próxima quinta-feira, 28/09, no Youtube do Senge RJ, vai abordar a vivência prática da agroecologia. Em ambiente descontraído e com a já tradicional participação ativa do chat, a conversa será sobre as experiências de agricultores e agricultoras que vivem do plantio e colheita de alimentos orgânicos com base em conhecimentos tradicionais e científicos em total integração com o ambiente.

Os convidados são, claro, os agricultores e agricultoras agorecológicos, os que "colocam a mão na massa”. Beto Selig é agricultor orgânico desde 1987 e presidiu a Associação de Agricultores Biológicos ABIO. Ex-diretor da mesma associação, João Pedro Dias Vieira também é agricultor agroecológico. Outra convidada da semana é a agricultora e agrofloresteira Valentine Van Roye, da Associação Terra de Guaxo e da Associação Agroecológica de Teresópolis.

A mediação será feita por Jorge Antônio Cacá, diretor do Senge RJ, membro da comissão de Comunicação do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) e coordenador do FEEA RJ e Roberto Mattar, eng. Agrônomo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Coordenador do Fórum Estadual de Engenheiros Agrônomos (FEEA-RJ).

O Congresso Brasileiro de Agroecologia
As lives são parte das atividades preparatórias para um grande reencontro: depois de três anos de hiato em função do distanciamento social imposto pela pandemia, o Congresso Brasileiro de Agroecologia volta, no próximo mês de novembro, a promover a troca de experiências e saberes entre agricultoras/es familiares, pesquisadoras/es, comunidades tradicionais e movimentos sociais de diferentes países e estados brasileiros. Entre os eixos temáticos do congresso estão o manejo de agrossistemas, políticas públicas e Agroecologia, sistemas agroalimentares e economia solidária, crise ecológica e mudanças climáticas, agriculturas urbanas, educação, saúde, campesinato e soberania alimentar, entre outros.

Para mais informações sobre inscrições e programação, visite o site http://cba.aba-agroecologia.org.br.


Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil