Cladice redim

Engenheira Cládice Diniz recebe homenagem na Alerj, na segunda (27), às 10h

A engenheira naval, ex-conselheira do Centro Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim) e do Crea-RJ, integrante da primeira diretoria do Senge RJ, em 1980, vai receber  o Diploma Mulher Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro. 

A engenheira naval Cládice Diniz vai receber o diploma Mulher Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na segunda-feira (27), às 10h, em sessão solene no Plenário do Palácio Tiradentes. 

Cládice é ex-conselheira do Centro Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), representando o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), do qual integrou a primeira diretoria, em 1980. Leciona Acessibilidade e Inclusão em Bibliotecas no mestrado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), onde pesquisa tecnologias assistivas; acessibilidade e inclusão em bibliotecas, identidade cultura discente no Ensino Superior e diversidade por gênero, Identidade Cultural Discente no Ensino Superior e Diversidade por gênero, competências tecnológicas, deficiências (PcD) e ou superdotação e ou altas habilidades. Coordena a iniciativa Engenheiras do Futuro e desenvolve programas e projetos de extensão sobre inovação social e geração de renda, capacitação para mulheres empreendedoras e voluntariado de projetos de engenharia (EsF e outros), Programa Inove, Projetos Miau e Prover.

Leolinda Figueiredo Daltro (Bahia, 1859 - Rio de Janeiro, 1935), que dá nome ao diploma, foi uma professora, sufragista e indigenista brasileira. Participou em 1910 da fundação do Partido Republicano Feminino e, em 1917, liderou uma passeata exigindo a extensão do direito ao voto às mulheres.

Além de Cládice Diniz, serão diplomadas na sessão solene da Alerj Celecina Rodrigues, Claudenise da Silva, Fernanda Sixel, Gabriel Von Beauvais, Luciana Targino, Mara Ribeiro, Maria Lúcia, Nilcemar Nogueira, Shirley Fátima. 

O Palácio Tiradentes fica na rua Primeira de Março, s/n, Praça XV, no Centro.