Ana volpe senado federal

Clube de Engenharia, Senge RJ, Fisenge e Ibep repudiam texto golpista de entidade gaúcha

Nota conjunta critica documento que prega a quebra do Estado de Direito, divulgado por organização gaúcha ligada à engenharia. MPF já investiga.

O Clube de Engenharia divulgou nesta sexta-feira (2) nota de repúdio ao texto de convocação golpista distribuído por uma entidade de engenharia do Rio Grande do Sul. A manifestação do Clube tem o apoio do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), da Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos (Ibep). Já o manifesto antidemocrático será investigado pelo Ministério Público Federal (MPF), que instaurou procedimento preparatório. Também na sexta, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio Grande do Sul (PRDC/RS) encaminhou ofício à entidade denunciada, requisitando informações.

Segue abaixo a nota do Clube de Engenharia, com apoio de Senge RJ, Fisenge e Ibepe:

À Sociedade Brasileira que defende a Democracia e a Soberania do Brasil

O Clube de Engenharia, fundado em 1880, com sede no Rio de Janeiro, mas com associados em todo o país, declara-se estarrecido e com repúdio em relação ao texto intitulado “MANIFESTAÇÃO DA SOCIEDADE DE ENGENHARIA DO RS AO PODER EXECUTIVO “, assinado pelo Presidente do Conselho Deliberativo, Luis Roberto Ponte, da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul.

Em resumo, propugnam a intervenção do atual Poder Executivo e das Forças Armadas para anular, com um golpe de Estado, as eleições democráticas para Presidente do Brasil, com os mesmos argumentos pífios e mentirosos que têm sido divulgados pelos não conformados com o processo democrático.

As entidades representativas dos engenheiros brasileiros são pluripartidárias e convivem com as diferenças políticas de seus associados tendo como seu maior interesse o desenvolvimento do Brasil por meio da Engenharia.

Por isso, temos certeza de que os Engenheiros riograndenses, de um valoroso Estado que orgulha os brasileiros, não coadunam com a manifestação de uma representação desta entidade, temporária e traidora de seu próprio Estatuto e da Constituição Federal.

Reiteramos o compromisso do Clube de Engenharia, que acreditamos ser também de todos os engenheiros do Brasil, com as três palavras pétreas de um país feliz e justo: SOBERANIA, DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO.

 

Márcio Girão - Presidente do Clube de Engenharia e respectiva Diretoria

Com apoio das seguintes Entidades de Engenharia:

FISENGE: Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros

SENGE RJ: Sindicato de Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro

IBEP: Instituto Brasileiro de Estudos Políticos

 

Foto: Ana Volpe/Senado Federal