Panelas

UFRJ vai mapear a fome na cidade do Rio de Janeiro

O quadro da insegurança alimentar e da fome no território carioca vai ser traçado por  uma pesquisa do Instituto de Nutrição Josué de Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Câmara municipal.

Fonte: redação BdF Rio de Janeiro - edição de Mariana Pitasse Edição, em 4 janeiro de 2023.

O cenário de fome no território carioca vai ser traçado por  uma pesquisa produzida pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Câmara municipal. O objetivo é que os dados subsidiem a estruturação de políticas públicas para combater a fome na cidade.

A previsão é que os primeiros resultados sejam publicados em seis meses.

Segundo a coordenadora da pesquisa, Rosana Salles, professora do Instituto de Nutrição Josué de Castro, o objetivo do estudo é entender o quadro de insegurança alimentar e fome e as desigualdades no acesso à alimentação na cidade do Rio. A pesquisa terá duas partes: uma que vai trabalhar com a quantidade de famílias expostas à fome e à pobreza, e uma segunda que se volta ao acesso às políticas públicas. “Dessa forma, a gente vai conseguir entender a realidade e ver os direcionamentos dessas políticas que combatem a desigualdade no nosso município”, salientou.

Já o vereador Dr. Marcos Paulo (PSOL), que lidera a Frente Parlamentar contra a Fome, frisou que é fundamental contar a expertise da universidade. “O Instituto de Nutrição já tem muita experiência no assunto e vai fazer um levantamento dos locais da cidade onde há insegurança alimentar grave, moderada e leve. Infelizmente, a Prefeitura do Rio não tem esse mapeamento. A gente precisa saber exatamente os locais onde as pessoas estão passando fome e onde o alimento não chega”, disse.


Foto (detalhe): Rede PENSSAN - Leonardo de França