Inb editada

Direção da INB cancela plano de saúde dos empregados

Carta da Intersindical critica a decisão unilateral e intempestiva da empresa, que ameaça interromper tratamentos médicos e expor as pessoas a grande risco.

 

Cancelamento do plano de saúde da Unimed por parte da direção da INB

Uma das questões fundamentais quando tratamos da relação de trabalho entre a INB e nós, seus empregados, é o nosso plano de saúde. Já vivemos muitos debates sobre melhores alternativas, sobre críticas com a precariedade da rede de atendimento de baixo risco, etc, mas entendemos e reconhecemos nosso plano como importante e fundamental.

Uma boa novidade implementada no nosso plano há pouco tempo foi a parceria estabelecida com a CAMED (de atuação mais voltada aos estados do Nordeste) e com a UNIMED a nível nacional, para podermos usar a rede destes planos como extensão do nosso plano. Esta implementação permitiu melhorar substancialmente a qualidade dos atendimentos e termos opções de especialidades que, praticamente, já não tínhamos em nossa rede. Esta parceria com a UNIMED teve parecer jurídico favorável, parecer da ANS confirmando a sua legalidade e já é implementada por outras empresas além da nossa.

Qual não foi a nossa surpresa quando soubemos, agora, que a direção da INB já decidiu que não vai renovar a parceria ao final do contrato, que terminará em meados de janeiro de 2023.

Mais grave ainda é que tal medida não foi comunicada aos empregados e vai gerar muitos transtornos aos colegas que têm tratamento com médicos vinculados a este contrato e que ficarão a descoberto de uma hora para outra e sem alternativas para seus tratamentos, gerando problemas que poderão agravar a saúde deles. A Unidade de Caldas, por exemplo, tem praticamente somente a UNIMED como alternativa, visto o cancelamento da principal rede de atendimento anteriormente em uso.

A direção da empresa é de uma falta de humanidade ao tratar de uma questão de tal importância desconsiderando as necessidades pessoais de muitos dos seus empregados. O discurso nos eventos e atividades sempre fala da "importância" da força de trabalho, mas o que vemos é cada vez mais decisões tomadas contra todos nós. Vide os encaminhamentos com o ACT e agora a perda da UNIMED como alternativa de saúde para todos nós.

Defendemos que o contrato seja renovado por mais um período, ao menos, para que não se prejudique os empregados e para que se tenha tempo para avaliar a situação e buscar alternativas legais para o problema, caso realmente esta seja uma questão de legalidade.

Saúde é prioridade!  Cuidar dos empregados da INB nas suas necessidades deveria ser, sempre, uma prioridade da empresa.

Transparência na gestão, para com os empregados, deveria ser prática corrente. Queremos uma INB valorizando seu principal ativo, os empregados.

Para registro, a Intersindical solicitou há algum tempo cópia do contrato firmado com a UNIMED para efeito de análise, e até o momento a solicitação não foi atendida.

Cancelamento do plano de saúde da UNIMED por parte da direção da INB.pdf

A INTERSINDICAL

 

 

 

Senge RJ

Email: negociacao.coletiva@sengerj2.org.br
Telefones: (21) 99458-1297 (WhatsApp) - atualize seu número de celular junto ao Senge-RJ para receber nossas notificações.